8 de out. de 2014

Dicas para estudar - Enem 2014!

Falta um mês para prova mais importante para muitos jovens (tipo, eu), que quer entra em uma universidade federal ou privada. A prova faz o papel do vestibular em mais de 400 universidades, ai cobrança só aumenta.  Eu achei um site muito legal que pode ajudar estudar para prova, não pode esquecer que vai 180 questões e mais a  redação dos dias 08 e 09 de novembro
Como Estudar?
Não é muito aconselhável que se estude para o Enem 2014 lendo livros de matérias específicas, como os livros didáticos. A melhor forma de se preparar é ficando antenado com o mundo, e por isto procure se informar a respeito do assunto do momento, lendo jornais, revistas, e ainda assistindo documentários sobre todos os assuntos que estiverem em foco. Assim você fica atualizado de forma que consiga um bom desempenho na prova.
Existem diversas apostilas do Enem 2014 para te auxiliar com os estudos, essas sim são bastante recomendadas, pois trás exatamente o conteúdo que poderá cair na prova, bem semelhante mesmo.
Se for bom em interpretação ótimo, pois é crucial para se ter um bom desempenho durante a realização do Enem. Muitas questões poderão ser resolvidas contando com uma boas leitura do enunciado e ainda com a utilização de lógica. Uma boa dica é você fazer um simulado para o Enem 2014, pois dessa forma você já vai se familiarizando com o formato da prova do Enem que é bem extensa e cansativa e requer uma grande preparação e dedicação para quem deseja realmente obter uma pontuação alta.
O que estudar?
1. Artes
3. Física
7. Língua Estrangeira (espanhol ou inglês)
11. Química 

 A redação do Enem 2014, como fazer?
A nota da redação do Enem 2014 sempre tem um grande peso na nota final do Enem. E por este motivo além de ficar bem informado é preciso que se foque nas técnicas de redação.
Você já deve ter ouvido isto antes, porém ler bastante é muito importante para quem tem interesse em escrever bem. E por isto procure não se preocupar demais com a gramática e também a ortografia, erros ortográficos poderão baixar muito a sua nota, porém não são fundamentais.
Procure escrever uma redação por dia, e peça que alguém de sua confiança ou mesmo um professor possa avaliar seu texto, e veja se você conseguiu expressar tudo isto com clareza.
Se você por acaso não souber sobre que tipos de assunto deverá escrever e ler a respeito, procure pesquisar, se atualizar das notícias cotidianas, o que vem acontecendo na atualidade, pois normalmente um desses será o tema da redação. 

Dicas para a Redação do Enem 2014:
É possível fazer uma boa redação no Enem 2014 através de alguns passos. Por exemplo, o principal passo é ter uma bagagem de leitura e estudo de assuntos e é fundamental manter-se informado, pois os temas da redação, ainda mais do ENEM são sobre assuntos da atualidade. Por isso, pesquise editoriais de jornais, revistas e é bom ver estes editoriais, pois estes geralmente vem de forma dissertativa que é a forma que deve ser escrita a redação e também aguça o senso crítico. Também faça cópias destes textos assim como de outros textos dissertativos que ajuda para ler estudar e apreender, assimilar o estilo de texto e a forma de escrita, assim como ler sobre assuntos atuais a partir do ponto de vista de outras pessoas. Mas, prefira os textos de boa qualidade e de profissionais como professores, jornalistas, etc.


Temas da Redação do Enem 2014:
Quanto aos temas que podem ser pedidos no ENEM 2014 podem ser: Olimpíadas no Brasil em 2016, Bullying Físico, Imprudências no trânsito, Violência contra professores, Copa Brasil 2014, entre outros temas. Por isso, estudem, se informem e treinem para garantir uma boa redação e consequentemente uma boa nota na prova do Enem.

Tem aplicativos que pode ajudar na hora de estudar:
Questões Enem, com um banco das questões das provas de 2009 a 2013. O aplicativo LinguaLeo foi desenvolvido para ajudar estudantes na prática e aprendizado de inglês. Visando a próxima edição do Enem em novembro, o aplicativo oferece ainda a opção Enem Simulation Program, com questões de edições passadas da prova. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows Phone, mas o recurso para o Enem pode ser acessado apenas pelo site do LinguaLeo.

 Créditos: Canal Tech, Enem 2014 e Universia

Espero que goste do post!
Acompanhe o blog nas redes sociais no Facebook

3 comentários:

  1. Amei as dicas afinal de contas também irei fazer o Enem ja fico ansiosa só de lembrar amei o seu blog e já estou seguindo boa sorte para nós! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tami bem legal, gostei muito do seu post são ótimas dicas e vou estudar muito também quero passar na federal, tomara que tenhamos sorte.
    Beijos

    http://meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Deixe o endereço do seu site/blog para eu poder retribuir sua visitinha!
E-mail do blog: sobretudoumpouco@hotmail.com.br, mandem seus looks, fotos de unhas, maquiagens, sugestões e também não aceito mais tags!